Recebe inspiração e ofertas

Schiermonnikoog é uma região especial nos Países Baixos onde a natureza pode florescer livremente. Toda a ilha é um parque nacional e os carros não são permitidos. Quem vai de férias para as ilhas Wadden é recebido aqui com praias largas, marismas, dunas, florestas e uma rica população de aves! Na verdade, os animais superam em muito os humanos: com menos de mil habitantes, Schiermonnikoog é o menor município dos Países Baixos! Ainda assim, não falta animação e há atrações empolgantes como o blokarten, que consiste em andar de kart à vela na praia. Está a considerar umas férias nas ilhas Wadden? Respire o ar puro na praia mais larga dos Países Baixos ou descubra a natureza intocada a partir da sua casa de férias em Schiermonnikoog!
A leste da ilha encontra-se Kobbeduinen, uma bela área natural com vista para as marismas. Vai passar a primavera numa casa de férias em Schiermonnikoog? Nessa altura, a água na zona baixa e transforma-se num local muito procurado para nidificação e repouso de aves. Leve os binóculos consigo ao passear pelas dunas e marismas — com alguma sorte, poderá avistar um colhereiro! Numa excursão guiada, ficará a saber mais sobre as aves migratórias que por ali passam e o guia ensinará a identificar os seus cantos.
Quer fazer caminhadas em Schiermonnikoog? Terá de estacionar o veículo no porto de Lauwersoog. Atenção: a travessia de ferry deve ser reservada com antecedência, quer vá a pé ou de bicicleta!
Schiermonnikoog é um dos municípios mais amigos da bicicleta nos Países Baixos. Isso deve-se, em primeiro lugar, à sua vasta área natural, mas também ao excelente acesso proporcionado por uma rede de ciclovias bem mantida. Segundo um inquérito da associação de ciclistas neerlandesa, os visitantes avaliam a ilha de forma muito positiva — e em 2022, Schiermonnikoog foi mesmo eleita o melhor município para ciclistas do país! E as rotas estão longe de ser monótonas: levam-no por zonas pantanosas, dunas irregulares e florestas. No posto de turismo local pode adquirir roteiros de cerca de duas horas — e com 20 quilómetros consegue contornar toda a ilha.
Está em dúvida entre uma casa de férias em Schiermonnikoog ou um alojamento no continente? Além da vasta natureza, a ilha oferece uma variedade de atrações divertidas para todas as idades, garantindo umas férias completas! Não saia da ilha sem experimentar algumas das atividades únicas do Thijs Vliegerparadijs. Compre uma pipa na loja ou, melhor ainda, experimente o blokarten na praia — uma atividade em que conduz um triciclo impulsionado pelo vento!
Uma atração única onde as crianças se divertem imenso é a floresta de aventuras Oerrr Speelnatuur, nas imediações do Berkenplas. Lá encontrará uma bonita casa na árvore e várias formas de brincar em contacto com a natureza — como uma balsa com cabo de tração, valas e zonas para trepar e escalar.
No museu das conchas poderá admirar uma vasta coleção recolhida pessoalmente pelo proprietário na ilha. Para além de conchas, verá achados de praia como âmbar, estrelas-do-mar e pedaços de madeira de naufrágios.
A ponta oriental de Schiermonnikoog não é de acesso livre, mas pode visitá-la com a excursão Eilander Balgexpress. O transporte é, por si só, uma experiência única: um trator grande leva-o pela praia até à Balg. Com um pouco de sorte poderá avistar uma foca, mas acima de tudo é uma atividade relaxante para desfrutar plenamente da praia, do mar e das dunas.
Schiermonnikoog foi um dos últimos municípios libertados no final da Segunda Guerra Mundial. Os alemães resistiram até junho de 1945. Ainda hoje se veem vestígios da Muralha do Atlântico, uma linha defensiva construída por medo de uma invasão aliada. Durante uma caminhada ou passeio de bicicleta poderá deparar-se com um ou mais bunkers, como o Bunker Wassermann. Chegou a existir um pequeno reduto com uma estação de rádio alemã chamada Schlei. Lá, pode visitar um museu que oferece uma perspetiva sobre a época e a vida nesta aldeia de bunkers.
Na vila de Schiermonnikoog há vários restaurantes, cafés e snack-bares acolhedores, mas também à beira-mar e no porto encontrará locais encantadores para uma refeição ou bebida com vistas magníficas.
O pavilhão de praia De Merlijn não está diretamente na praia, mas o seu terraço espaçoso oferece belas vistas. O menu é variado: sopa de peixe com gambas, queijo de cabra em pão doce frisão ou waffles com gelado e compota de arandos!
No Wad Anderz, tanto no interior como no exterior, desfruta de uma bonita vista sobre o mar de Wadden e a marina. Prove os croquetes de camarão ou reserve um fondue de queijo. Comer no Wad Anderz é, sem dúvida, uma experiência diferente!
Procura um terraço soalheiro para relaxar? Então o Beachclub Noderstraun é o local ideal. Aqui pode saborear uma sopa de ervilhas com pão de centeio e toucinho, uma tábua de petiscos com gambas e presunto, ou uma versão vegetariana.
Schiermonnikoog talvez não seja a primeira ilha em que pensa ao considerar umas férias nas Wadden. Mas a verdade é que não fica nada atrás das restantes. Pelo contrário, para férias de bicicleta é uma escolha excelente graças à rede de ciclovias e ao ambiente natural livre de carros, com dunas, florestas e marismas. As praias de Schiermonnikoog são amplas e estão entre as mais largas da Europa. Restaurantes acolhedores e atrações como o blokarten completam a experiência na ilha. Quer viver umas férias especiais nas Wadden ou está simplesmente curioso? Atravessando desde Groningen, desfrute de vários dias neste parque natural sem carros a partir da sua casa de férias em Schiermonnikoog!